PIM

O PIM assume o objetivo geral de reforçar a proposta da Universidade Paulista na formação de profissionais com visão gerencial sobre negócios e que estejam aptos à realidade do mercado de trabalho, desenvolvendo a potencialidade e a expressão do aluno, bem como seu conhecimento técnico específico. As características dos conteúdos que serão utilizadas para a realização do PIM seguem as especificidades de cada curso.

Os Cursos de Gestão preveem nas suas matrizes curriculares o desenvolvimento de Projetos Integrados Multidisciplinares (PIM’s), a serem realizados em 100 horas a cada período letivo, perfazendo ao final do curso um total de 400 horas.

O Projeto Integrado Multidisciplinar é uma concepção de ensino e aprendizagem que pressupõe uma postura metodológica interdisciplinar a ser adotada pela instituição, envolvendo professores e alunos. Tem como objetivo proporcionar uma articulação entre os componentes curriculares que integram os diversos períodos, na perspectiva de contribuir para o exercício da interdisciplinaridade e para a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da associação do ensino com a pesquisa, assim como da teoria com a prática.
O Projeto Integrado Multidisciplinar é representado por uma atividade semestral que reúne o conhecimento adquirido em todas as disciplinas estudadas no semestre. De acordo com o calendário estabelecido pela Instituição, os alunos terão o acompanhamento de um monitor capacitado, para discutir e auxiliar a construção do seu projeto.
O Monitor do PIM desempenhará um papel integrador, motivador e organizador na implantação das matrizes curriculares, buscando favorecer a correlação dos conteúdos. No dimensionamento da carga horária de cada componente curricular buscou-se a adequação ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos.

As disciplinas são integradas com estudos de caso, e na disciplina denominada Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), isso acontece ao longo do curso, sendo o conteúdo programático embasado numa correlação entre as disciplinas.

O PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar irá proporcionar ao aluno a aplicação dos conhecimentos apreendidos nas disciplinas do semestre, através da imersão no contexto de uma organização, visando o refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e as práticas de gestão organizacional.

Dessa forma, a implantação de Projetos Integrados Multidisciplinares em todos os períodos do Cursos de gestão visa, sobretudo, à interrelação dos saberes desenvolvidos no contexto dos componentes curriculares em cada período letivo, contribuindo para a construção da autonomia intelectual dos alunos mediante a construção da unidade ensino pesquisa, assim como desenvolver e/ou aprofundar o sentido da responsabilidade social e profissional, uma vez que os projetos estarão vinculados à busca de soluções para as questões locais, regionais e nacionais, potencializando o uso social das tecnologias.

A realização do Projeto Integrado Multidisciplinar encaminha-se para a construção de uma postura condizente com a realidade contemporânea, que tende a ver nos conteúdos os instrumentos necessários para responder a questões formuladas pelos alunos e professores, diante de situações problemáticas surgidas no decorrer dos processos de ensinar e de aprender. Nesse sentido, não são os conteúdos que devem gerar os projetos de estudo, mas são os projetos que darão significado e importância à eleição dos conteúdos curriculares. Com o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar, a forma de aprender e de ensinar mostrar-se-á tão importante quanto os componentes curriculares, porque se aproxima da forma como os alunos e os professores deverão atuar no mundo real, agindo positivamente na solução de problemas técnicos, sociais, políticos e econômicos.

Constituem se fases distintas para a realização de um Projeto Integrado Multidisciplinar: a intenção, a definição do tema, a execução, o acompanhamento e a avaliação. Os Projetos Integrados Multidisciplinares serão desenvolvidos em todos os períodos do curso, devendo ser iniciados e concluídos dentro de um mesmo período letivo.
Cada projeto integrado será concebido em forma de um trabalho que o aluno deve entregar no final do período. Esse trabalho envolverá os conteúdos desenvolvidos em disciplinas preestabelecidas e que formam a base sustentável do curso, componentes curriculares da área do curso.

Os Projetos Integrados Multidisciplinares são articulados de forma horizontal e vertical, de modo que possam contribuir para a prática profissional.
Para a avaliação do trabalho, os monitores responsáveis adotam alguns critérios, tais como: qualidade do trabalho, funcionalidade, praticidade, soluções encontradas, aplicação das normas ABNT, desenvolvimento dos elementos textuais, aderência da teoria e da prática, abordagem das disciplinas em vigor, conteúdos sobre o aspecto da educação ambiental e realização de pesquisas consistentes.

A entrega dos trabalhos do PIM será feita por meio da internet, em ambiente criado exclusivamente para esta finalidade, conforme orientações a serem fornecidas pelo monitor do PIM e disponíveis na página da Instituição. A apreciação e avaliação dos trabalhos serão feitas por uma equipe coordenada também pelos monitores. Qualquer entrega realizada por outra forma que não a ferramenta disponibilizada na internet não será válida e seu trabalho não será considerado como efetivamente entregue.

Para envio, os trabalhos (relatórios) devem estar no formato .DOC (documento Microsoft Word) ou formado .PDF (documento do Adobe Acrobat).

Para enviar o seu trabalho do P.I.M clique no banner abaixo ou acesse a página de envio através do aluno on-line:

Calendário:

PIM 2014.1 ( UNIP)
Atividades   Data
Entrega dos Trabalhos (Nota) Início Término
Nota Máxima: 10,00 28/02/14 11/05/14
Nota Máxima: 8,00 12/05/14 01/06/14
Nota Máxima: 6,00 02/06/14 15/06/14
Obs: Após o dia 15 de Junho, o Sistema não estará mais recebendo os trabalhos do PIM.

Abaixo estão os arquivos e modelos para envio do PIM:



Arquivos PIM - Primeiro Semestre
  • Gestão de Marketing, Processos Gerenciais, Logística e Recursos Humanos (PIM I e II)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Tecnologia da Informação (PIM I e II)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
Arquivos PIM - Segundo Semestre
  • Gestão de Marketing (PIM III e IV)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Processos Gerenciais (PIM III e IV)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão de Recursos Humanos (PIM III e IV)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão de Logística (PIM III e IV)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Tecnologia da Informação (PIM III e IV)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
Arquivos PIM - Terceiro Semestre
  • Gestão de Marketing (PIM V e VI)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Processos Gerenciais (PIM V e VI)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão de Recursos Humanos (PIM V e VI)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão de Logística (PIM V e VI)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Tecnologia da Informação (PIM V e VI)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
Arquivos PIM - Quarto Semestre
  • Gestão de Marketing (PIM VII e VIII)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Processos Gerenciais (PIM VII e VIII)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão de Recursos Humanos (PIM VII e VIII)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão de Logística (PIM VII e VIII)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)
  • Gestão em Tecnologia da Informação (PIM VII e VIII)
(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)

Modelo de Documento para envio do PIM:

(Arquivo Word) - (Arquivo PDF)